Chegou o verão e com ele o sol. Esta é uma frase que destaca a chegada da estação mais quente do ano e a necessidade de proteção contra os raios solares. Os altos índices de calor, com temperaturas batendo recordes em quase todo o país, devemos redobrar os cuidados com a saúde. A pele é o maior órgão do corpo humano e deve obter atenção especial durante as férias. A médica Dayoha Colombi, que é dermatologista e especialista em rejuvenescimento, alerta sobre os cuidados desse verão onde os termômetros devem ultrapassar a barreira dos 40 graus em quase todo o país. 
 Segundo a Dra Dayoha, a principal prevenção de qualquer evento relativo ao calor é o consumo adequado de água. Esse é o principal item da nossa lista de cuidados com as altas temperaturas. Ela ainda ensina a calcular o quanto de água é necessário ingerir por dia para manter a hidratação em níveis adequados. O cálculo é simples, multiplicando o peso corporal por 30ml de água – você vai encontrar o mínimo necessário de hidratação.  
 Em segundo, ela fala sobre a exposição solar em excesso, que o ideal é não correr o risco e se expor ao sol somente antes das 9 e a partir das 16h. Além dos problemas de saúde ocasionados pelo calor excessivo, a exposição solar é um dos maiores aliados do envelhecimento precoce. Os raios ultravioletas são capazes de alterar as fibras colágenas e elásticas da pele. O ideal para a fotoproteção é investir em filtros que contenham as duas barreiras juntas. Tanto a química (fator FPS) quanto a física (cor). Juntos, conseguem bloquear melhor as radiações. Outra dica importante, ainda falando de protetor, é como armazená-lo. O que muita gente não sabe é que se protetor ficar muito tempo exposto ao sol perderá muito da sua eficiência e pode até mudar sua estrutura. Então, o conselho é colocá-lo sempre dentro de um recipiente térmico, ou dentro de uma bolsa embaixo do guarda-sol, isso pode ajudar na durabilidade e eficácia do seu protetor. 
 Outra dica da dra é limpar o rosto de forma adequada, isso é fundamental para manter a pele saudável. Os altos índices de calor aumentam ainda mais a sensação térmica e, o nosso metabolismo acelera, aumentando a transpiração e produção sebácea, resultando em poros obstruídos, acne e outros problemas de pele. A limpeza deve ser feita no mínimo duas vezes ao dia, com água fresca ou gelada, em uma delas utilize um gel de limpeza adequado ao seu tipo de pele.
 Outro problema que o calor excessivo pode trazer são os fungos de pele, o calor mais a umidade podem proliferar diversas afecções fúngicas como: micoses, coceiras e até queda de cabelo. A dica para não sofrer é manter a pele sempre bem seca, evitando roupas úmidas por longos períodos e cabelos molhados. Tome sempre banho depois da praia, piscina ou uma atividade física ao ar livre, e lembre-se de se secar muito bem, principalmente as regiões como axilas, costas e virilha. Os cabelos úmidos ou molhados também podem gerar fungo chamado de dermatite seborreia, isso pode acarretar até a queda de cabelo,  mantenha-o sempre seco com ajuda de um secador.
 Já para as crianças que ficam muito tempo expostas ao sol, investir em filtros corporais com fator 70 para cima, optar por trajes de banho com proteção UV e chapéu é uma boa pedida. Com todos os cuidados em dia nada melhor do que aproveitar a melhor época do ano – o verão!

 

Leia mais: Como enfretar as altas temperaturas nesse verão